Permanentemente, nossa mostra de obras modernistas está disponível para visitação gratuita, na Sala Ernesto Mendes de nossa Pinacoteca – nome dado em homenagem ao diretor Cultural da Associação Paulista de Medicina no início da formação do acervo, em 1948.
É possível apreciar obras de artistas como Aldemir Martins, Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Candido Portinari, Clóvis Graciano, Edgar Oehlmeyer, Emídio de Souza, Emiliano Di Cavalcanti, Flavio de Carvalho, Francisco Rebolo, Gino Bruno, Harry Elsas, José Antonio da Silva, José Pancetti, Lasar Segall, Lula Cardoso Ayres, Mário Zanini, Tarsila do Amaral, Virgílio Della Monica e Vittorio Gobbis.
Atualmente, a Sala Contemporânea de nossa Pinacoteca, que traz exposições itinerantes, exibe um recorte do acervo das nossas obras mais recentes.
Integram a exposição artistas como Adelino Ângelo, Alcindo Moreira Filho, Aldir Mendes de Souza, Anapana, Antonio Carelli, Antonio Maia, Antonio Peticov, Arcangelo Ianelli, Barbara Schubert Spanoudis, Boris Arrivabene, Caciporé Torres, Camilo Humberto Thomé, Claudia Furlani, Claudio Tozzi, Gilberto Salvador, Gregório Gruber, Gustavo Rosa, Inos Corradin, Isabelle Ribot, Ivald Granato, Ju Côrte Real, León Ferrari, Lily Simon, Maria Bonomi, Nelson Folino Proença, Neno Ramos, Norberto Stori, Olimpio Franco, Raphael Galvez, Rubem Valentim, Sara Goldman Belz, Silvio Dworecki, Sonia Von Brüsky, Túlio Mugnaini e Valdeir Maciel.
Visitas: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
Local: Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 8º andar | Bela Vista - São Paulo/SP
Informações: (11) 3188-4304 ou pinacoteca@apm.org.br
A Associação Paulista de Medicina recebe, até o dia 29 de novembro, a mostra “Um claro olhar”, da artista plástica Anna Jankov
Nascido em Avaí (SP), Miranda se formou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1951 e, três anos depois, mudou-se para Garça (SP). Cirurgião, usou o bisturi não apenas para salvar vidas, mas também para esculpir em madeira
Na noite desta quinta-feira, 27 de junho, a Associação Paulista de Medicina inaugurou a exposição “Para Falar das Formas e das Cores” da professora e artista plástica Maria Helena Borges.
A Pinacoteca e o espaço multifuncional da Associação Paulista de Medicina estão com mostra gratuita, aberta ao público, sobre as obras do Museu de História da Medicina - Sala Jorge Michalany.
Na última terça-feira (11), a Associação Paulista de Medicina sediou o lançamento do livro sobre o acervo de seu Museu de História da Medicina
As pinturas foram reunidas pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, em quase doze anos de existência, e também constam em livro editado pelo crítico da arte Jacob Klintowitz.
A Associação Paulista de Medicina (APM) – Regional São José dos Campos, com o apoio institucional do Parque Vicentina Aranha, dá início, em 2 de outubro de 2018, terça-feira, às 19h30, à exposição Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer, com uma cerimônia de homenagem às vítimas da bomba atômica.
"Da Arte e de 22 Artistas Brasileiros – Uma Antologia" é o resultado de uma coletânea de artistas plásticos de destaque no cenário cultural brasileiro com o registro das obras que o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural reuniu, ao longo de mais de dez anos, com o objetivo de resgatar o panorama artístico‐cultural do país, contribuindo para a democratização do acesso da sociedade aos bens artísticos nacionais.
Manchas aleatórias na tela são o ponto de partida para estimular a criatividade abstrata. Assim, a paulistana, psiquiatra e psicanalista Leila Lagonegro define sua produção artística.
A partir do dia 20 de agosto de 2018, às 19h, a APM (Associação Paulista de Medicina) dará início à visitação da Exposição Metamorfismo, de Leila Lagonegro.
A Associação Paulista de Medicina – Osasco inaugurou, no último dia 3 de julho, a exposição “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer”. A cerimônia foi simples e contou com uma abertura informal. A regional também agendou com escolas da região para visitar a exposição.
Por conta da exposição “A luz das coisas e os cenários do mundo”, ocorrida na Associação Paulista de Medicina entre os dias 8 e 30 de maio, o Instituto Olga Kos fez a doação de uma obra para o acervo da entidade, que já está exposta na Pinacoteca.
Na noite da última terça-feira (8), a Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina inaugurou a exposição “A luz das coisas e os cenários do mundo”
A sede da Associação Paulista de Medicina recebe a exposição Paisagens do Brasil, do artista plástico alemão Hienz Friedrich Budweg, com enfoque na fauna brasileira.
De 5 de abril a 4 de maio, a APM (Associação Paulista de Medicina) abre suas portas para a exposição “Paisagens do Brasil”, com 19 aquarelas do artista alemão Heinz Budweg, que vive aqui desde 1953 e adotou o País como pátria.
A mostra traz nove gravuras em metal (águas-fortes e águas-tintas) do talentoso médico radiologista e diretor de hospital Boris Arrivabene
Na última sexta-feira (2), o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Gomes do Amaral, junto dos diretores da entidade, participou da inauguração da exposição de arte “Os Carnavais de Boris”.
“Estava no canteiro do hospital onde trabalho e - numa pausa de um exame para o outro – acompanhada por um amigo médico, vi uma flor sozinha em meio às folhas verdes, ao mesmo tempo diferente e especial, e tive vontade de tirar uma foto. Saquei o celular e fiz, nem vi como tinha ficado e segui”, relembra Floriana Bertini, cardiologista, ao narrar sua primeira experiência em retratar as flores, em janeiro de 2016.
Ícone da criminologia mundial, Al Capone é tema da exposição fotográfica em cartaz na sede da Associação Paulista de Medicina desde 10 de outubro – e que chega ao fim nesta sexta-feira, 24 de novembro.
A partir de 7 de dezembro, a sede da Associação Paulista de Medicina recebe a exposição As Flores no Caminho, que traz parte das imagens do projeto #asfloresnocaminho, da médica cardiologista Floriana Bertini.
Ícone da criminologia mundial, Al Capone é tema da exposição fotográfica em cartaz na sede da Associação Paulista de Medicina desde 10 de outubro, e que vai até 24 de novembro.
Certidão de nascimento, infância, família, grupo de criminosos, descarte de bebidas clandestinas por agentes do governo norte-americano e prisão. Essas são algumas das 23 imagens da exposição “Al Capone: o ícone da máfia” iniciada na última segunda-feira (9), no espaço multifuncional da Associação Paulista de Medicina.
Ícone da criminologia mundial, Al Capone é tema da exposição fotográfica que será realizada na sede da Associação Paulista de Medicina de 10 de outubro a 24 de novembro. A mostra será aberta com um coquetel para convidados no dia 9, segunda-feira, no espaço multifuncional da APM.
A partir de 10 de outubro, o espaço multifuncional da Associação Paulista de Medicina recebe exposição fotográfica sobre a história de um dos ícones da máfia norte-americana nos anos 1920: Al Capone.
A mostra “Kuroiwa: desenhos e pinturas”, do médico e artista plástico Wagner Kuroiwa, em exposição na Associação Paulista de Medicina desde o dia 22 de junho, termina nesta quarta (02)
Em primeira exposição no recém-inaugurado espaço multifuncional, a sede da Associação Paulista de Medicina (APM) recebeu a mostra “Kuroiwa: desenhos e pinturas”, na noite do dia 22 de junho. Para celebrar a ocasião, os apreciadores contaram com um coquetel de abertura.
Desenhos, pinturas, poemas, crônicas e contos lado a lado na Associação Paulista de Medicina. A partir de 22 de junho, a APM recebe Wagner Kuroiwa para uma exposição de arte e literatura aberta ao público.
Com entrada gratuita, a mostra estará em cartaz de 4 a 16 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Desde o dia 23 de fevereiro, a Associação Paulista de Medicina Regional São Caetano do Sul, a APM Estadual e a Secretaria Municipal da Cultura apresentam a exposição "Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer!”.
Promovida pela APM, a mostra relembra as bombas atômicas atiradas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 6 e 9 de agosto de 1945
Promovida pela APM, a mostra relembra a tragédia causada pelas bombas atômicas atiradas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki em 6 e 9 de agosto de 1945
Até 23 de novembro, a Associação Paulista de Medicina (APM) promove em Taubaté a exposição itinerante "Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer!”. Aberta ao público, a mostra está no Solar da Viscondessa do Tremembé.
A Associação Paulista de Medicina (APM) promove, até dia 13 de setembro, a exposição itinerante"Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer!”, na Regional Marília.
Desde o dia 15 de junho, a Associação Paulista de Medicina (APM) – Regional Presidente Prudente recebe, em sua sede, a exposição itinerante "Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer”.
Mais de 15 mil pessoas já visitaram a exposição itinerante, promovida pela APM, que relembra a tragédia que mudou a história do planeta
A abertura da exposição "Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer!" na cidade de Jales, realizada em 19 de março no Espaço Cultural Dr. José C. Guisso, reuniu diversas autoridades
A Associação Paulista de Medicina (APM) – Regional Botucatu organizou, em agosto último, a exposição "Hiroshima e Nagasaki"