Estimulamos a participação de calouros de Medicina para a realização de ações de cidadania nas edições da Virada da Saúde, em 2015 e 2016, em parceria com o Calouro Brasil e Instituto Saúde e Sustentabilidade.
A proposta tem por objetivo levar o aluno de primeiro ano do curso de Medicina a conhecer as necessidades, realidade e o dia a dia da população em situação de vulnerabilidade social na cidade.
Na edição 2016, cerca de 100 alunos de Medicina das faculdades Santa Marcelina, Albert Einstein e Santa Casa conscientizaram a população sobre práticas preventivas de saúde, no Centro e Zona Sul de São Paulo, e promoveram uma capacitação para estimular outros estudantes a exercitarem o voluntariado lúdico.
Já em 2015, a Avenida Paulista foi palco das atividades realizadas por acadêmicos de diversos cursos. Em pontos estratégicos, grupos de alunos da Escola Paulista de Medicina, Fundação Getúlio Vargas, Santa Marcelina, Anhembi/Morumbi e Uninove abordavam as pessoas com panfletos explicativos sobre diferentes temas, como DSTs, HPV, incontinência urinária, primeiros socorros para parada cardiorrespiratória, diabetes, saúde da mulher, doenças cardiovasculares e importância da atividade física.
Como parte da programação da Virada da Saúde na cidade de São Paulo, realizada pela prefeitura de São Paulo e pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, a segunda edição do Calouro Brasil 2016 contou mais uma vez com o patrocínio da Associação Paulista de Medicina.
Quem passou sábado pela Avenida Paulista no último sábado (11), entre 10h e 14h, provavelmente foi surpreendido por algum universitário dando explicações sobre cuidados com a saúde. Parte da programação da Virada da Saúde, a ação, denominada Calouro Brasil, teve o apoio da Associação paulista de Medicina e buscou levar ao conhecimento da população informações importantes sobre diversos temas ligados à saúde.
O estresse foi um dos temas debatidos no circuito de palestras realizado ontem, na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no complexo do Memorial da América Latina, em São Paulo. A ação faz parte da programação da Virada da Saúde e recebeu apoio e patrocínio da Associação Paulista de Medicina.