ÚLTIMAS
08/04/2018 - 11/05: Cine Debate da APM exibe 12 homens e uma sentença
A dualidade dos fatos será o tema de discussão do próximo cine debate da Associação Paulista de Medicina, que apresenta o filme 12 homens e uma sentença. O drama norte-americano de 1957 aborda o julgamento de um assassinato cometido por um adolescente, no qual os membros do júri devem chegar a um consenso sobre o veredito.
Enquanto os 12 indivíduos estão fechados em uma sala para tomar uma decisão, onze deles votam pela condenação do réu, porém um deles acredita na inocência do jovem e tenta convencer os outros a mudarem seus votos, dando início a um conflito que ameaça inviabilizar o delicado processo que vai decidir o destino do acusado.
Coordenado pelo psiquiatra Wimer Bottura Júnior, o Cine Debate é realizado desde 1998 na sede da APM e, mensalmente, exibe filmes que, após a apresentação, são debatidos por psicanalistas, médicos, advogados, jornalistas e plateia.
O evento é aberto ao público, com entrada franca. As inscrições devem ser realizadas com antecedência pelo e-mail eventosculturais@apm.org.br ou telefone (11) 3188-4281. Não é permitida a entrada após o início da sessão.
Um dia um gato
Na última sexta-feira (6), o programa cultural da APM apresentou o filme Um dia um gato, produção tchecoslovaca de 1963. A película narra as confusões causadas por um gato de óculos que, quando tira as lentes, “colore” as pessoas, mostrando os matizes de sua personalidade e sentimentos.
Os mentirosos são roxos; os ladrões, cinzas; os falsos, amarelos. e os apaixonados, vermelhos.
Quando o gato mostra suas habilidades durante a apresentação do circo, a plateia se espanta com as cores dos conterrâneos e o gato, assustado, desaparece.
Desta vez, o debate com o tema “Quando tememos a verdade” foi mediado pelo professor de Metodologia Científica Bernardo Issler e pela médica psiquiatra Eliza Finazzi.
Mais informações sobre as próximas edições neste link.