ÚLTIMAS
08/03/2012 - APM homenageia mulheres que se dedicam ao associativismo
O tradicional evento de homenagem ao Dia Internacional da Mulher da Associação Paulista de Medicina (APM) ocorreu em 8 de março, na sede da entidade. No 12º ano consecutivo da cerimônia, foram escolhidas 15 profissionais, entre presidentes de sociedades de especialidade, instituições médicas e responsáveis por Regionais da APM, cada uma delas representando as conquistas das muitas mulheres que fazem parte do nosso convívio social.
O diretor social da APM, Alfredo de Freitas Santos Filho, abriu o evento falando sobre a responsabilidade de todas as mulheres em conciliar vida profissional e pessoal. "Vocês são grandes profissionais e, como mulheres, são vencedoras. Agradeço a presença de todas, pois a APM as recebe de braços abertos. As mulheres zelam pela responsabilidade do lar e o mesmo acontece na medicina”, disse.
Para o presidente da APM, Florisval Meinão, a data merece ser refletida por todos, já que, apesar da presença da mulher nos diversos segmentos da sociedade, ainda há desigualdades que precisam ser corrigidas. "Estão discutindo no Senado uma lei que garanta as mesmas oportunidades para homens e mulheres, pois hoje existe mais igualdade que há décadas atrás, mas ainda persistem desigualdades salariais, o que precisa ser revisto. A data de hoje merece ser comemorada e isso a APM faz, parabenizando não só suas médicas, mas também suas funcionárias”, lembrou o presidente da APM.
Ao final da solenidade, as convidadas participaram de um coquetel com apresentação musical.
Conheça as homenageadas
Adriana Vaz
Formada em 1987, presidente da Sociedade de Endoscopia do Estado de SP, livre-docente em Cirurgia do Aparelho Digestivo e médica assistente do hospital da FMUSP, Instituto do Câncer de SP e Beneficência Portuguesa. É casada e mãe de três filhos.
Alice Antunes Mariani
Formada também em 1987, especialista em Cirurgia Plástica, presidente da APM Jales, é casada e tem três filhas. Atualmente, dedica seu tempo entre atendimentos em consultório e cirurgias.
Elizabeth Gattermayer
Formada em 1977, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, é presidente da APM Guarulhos e trabalha no serviço público há 30 anos, tendo assumido a diretoria do Departamento Hospitalar da Prefeitura de Guarulhos.
Elza Debussulo de Lima
Formada em 1988, presidente da Associação Médica de Itanhaém, atua no pronto-socorro municipal da cidade, onde também integra a Comissão de Ética Médica. Atende ainda em Mongaguá, é casada e tem dois filhos.
Fátima Rodrigues
Formada em 1984, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (SP), dedica seu tempo entre o Hospital do Sabará, o Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e seu consultório. É casada e mãe de duas filhas.
Fernanda Plessman
Formada em 2002, presidente da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade, é supervisora médica das unidades da Estratégia Saúde da Família, pela Congregação de Santa Catarina, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de SP.
Fernanda Haddad
Formada em 1999, especialista em Otorrinolaringologia e Medicina do Sono, é membro da diretoria da Associação Brasileira do Sono e da Sociedade Paulista de Sono, trabalha na Unifesp, é casada e tem duas filhas.
*Durante a homenagem, Fernanda foi representada por sua mãe, que também é médica.
Lourdes Teixeira
Formada em 1979, especialista em Acupuntura, Clínica Médica e Nefrologia, é a primeira mulher na presidência da Associação dos Médicos de Santos (Regional da APM), fundadora do Projeto Menina-Mãe, casada e mãe de dois filhos.
Maria de Fátima Caetano
Formada em 1982, especialista em Clínica Médica e Medicina Estética, presidente da Associação Brasileira de Mulheres Médicas (SP), é uma das fundadoras da Unimed Guarulhos, mestranda em Gerontologia e nascida em Portugal.
Mônica Corso Pereira
Formada em 1987, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, desenvolve atividades de ensino em cursos de graduação e pós-graduação, além de atender em consultório. É casada e tem uma filha.
Nina Musolino
Formada em 1981, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, trabalha na Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria da FMUSP, é professora colaboradora de Endocrinologia, casada e tem dois filhos.
Rosana Richtmann
Formada em 1984, presidente da Sociedade Paulista de Infectologia e das CCIHs das maternidades Pro Matre Paulista e Santa Joana, médica do Instituto Emílio Ribas, é doutora em Medicina pela Universidade de Freiburg, Alemanha.
Secundina Hansen
Formada em 1974, especialista em Pediatria, presidente da APM Regional Americana, é casada e mãe de dois filhos. Suas principais atividades estão ligadas aos atendimentos em posto de saúde e em pronto-socorro.
Vera Pontes Rezende
Formada em 1988, especialista em Otorrinolaringologia, presidente da APM Regional Franca, com atividades ligadas a exames de imagem (otorrino / laringe) em Pediatria. É casada e mãe de três filhos.
Zilda Tosta Ribeiro
Formada em 1980, especialista em Pediatria, presidente da APM Regional Marília. Suas principais atividades referem-se à docência das disciplinas de Pediatria e Saúde Coletiva na Famema. É casada e tem dois filhos.
Fotos: Osmar Bustos