ÚLTIMAS
16/03/2014 - APM homenageia profissionais de destaque no Dia Internacional da Mulher
Tradicionalmente há 13 anos, a Associação Paulista de Medicina (APM) homenageia médicas e outras mulheres de destaque em suas profissões no Dia Internacional da Mulher. Este ano, a cerimônia ocorreu na última sexta-feira (14), na sede da entidade, e teve seis homenageadas, três delas médicas.
Denise Barbosa, diretora de Responsabilidade Social da APM, área responsável pelo evento, relembrou o surgimento do Dia Internacional da Mulher, em 1857 na cidade de Nova York, por conta das condições de trabalho insalubres e perigosas de operárias. "Devemos não apenas comemorar, mas sim discutir o papel da mulher na sociedade. Apesar de estarmos no século XXI, as mulheres ainda sofrem com diversos problemas, como a violência, por exemplo. Já conquistamos muito, mas ainda há muita luta pela frente.”
O presidente da APM, Florisval Meinão, ressaltou a forte discriminação às mulheres que ainda temos no Brasil, a ponto de precisarmos de uma lei como a Maria da Penha, por exemplo. "O Dia Internacional da Mulher não pode ser esquecido. Mesmo na Medicina, na qual as mulheres já são maioria e o tratamento aos profissionais é praticamente igualitário, ainda nos deparamos com diferenças salariais e dificuldade de acesso das mulheres a cargos de chefia, por exemplo”, disse.
Conheça as homenageadas:
Dirce de Assis Rudge
Formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1975, é especialista em Gastroenterologia e Medicina Psicossomática. Atua há mais de 30 anos junto à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e é uma das fundadoras da Associação Espaço Comunitário Comenius, que tem por objetivo a prevenção universal, seletiva e indicada do abuso de substâncias psicoativas e a promoção da inclusão social da população de baixa renda da região do Rio Pequeno, bairro na Zona Oeste de São Paulo. Foi uma das vencedoras da segunda edição do Prêmio Doutor Cidadão, da APM.
"É uma emoção enorme ser recebida com tanto carinho. Dedico este troféu a todas as mulheres que me ajudaram a construir a associação.”
Elisângela Araújo
Tendo o Magistério como sua primeira formação, escolheu o Marketing em um segundo momento, se especializou em Gestão de Negócios e atualmente coordena a área de Sustentabilidade do Grupo Fleury. É responsável pela criação do Projeto DOM, que apresenta conceitos inovadores de gestão, qualidade e inovação em todos os pontos do processo de atendimento e propicia a reflexão sobre os impactos e benefícios desses conceitos para o atendido e para a excelência de organizações do terceiro setor com iniciativas na área de saúde.
"Parabenizo e agradeço a APM por valorizar projetos desta natureza, já que ainda há pouco espaço nas empresas para a Responsabilidade Social.”
Evangelina da Motta Pacheco Alves de Araujo Vormittag
Formada em Medicina pela Universidade de Santo Amaro em 1987, se especializou em Patologia Clínica e Microbiologia. Há cinco anos, idealizou e ajudou a fundar o Instituto Saúde e Sustentabilidade, cujo objetivo é contribuir para o viver saudável em grandes cidades, a partir da preservação e promoção da saúde humana, por meio da realização de projetos que envolvam os mais diversos atores sociais, como órgãos do governo, organizações da sociedade civil, empresas, instituições de ensino, comunidades, entre outros.
"O que mais me emociona em receber esta homenagem é pelo Dia da Mulher, que valorizo muito. Ainda existem grandes diferenças e temos que continuar lutando.”
Helena Keico Sato
Formada pela Faculdade de Medicina do ABC e especialista em Pediatria, começou a trabalhar com imunização em 1987. Integra a Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac”, da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, que tem como objetivos planejar, executar, gerenciar e monitorar as ações de prevenção e controle de doenças e agravos no nível estadual; e desenvolver capacitação e pesquisa de interesse para a Saúde Pública.
"Agradeço a APM pela homenagem, que estendo a milhares de pessoas. Represento uma qualidade de trabalho que gostaríamos de ter em outros setores do SUS.”
Maria Cristina Moscardi
Desde 1985 na sanofi, é diretora de Comunicação e responsável por diversos projetos sociais e uma das pioneiras em iniciativas de humanização do ambiente hospitalar, como as 21 brinquedotecas já implantadas em hospitais públicos brasileiros, de um total de 46 espalhadas pelo mundo. Há 11 anos, o laboratório é parceiro da APM no Programa Música nos Hospitais.
"Temos um compromisso com o legado das mulheres que abriram caminhos até hoje. Fizemos alguns avanços, subimos 20 posições no ranking do Fórum Econômico Mundial que estima a condição das mulheres na sociedade, por exemplo, mas ocupamos apenas o 62º lugar entre 129 países.”
Paula Blandy
Fotógrafa de formação, há 15 anos atuando no terceiro setor, trabalha na gestão institucional, planejamento estratégico e captação de parceiros e recursos da ImageMagica, organização que desenvolve projetos e documentários fotográficos que promovem educação, saúde e cultura para jovens e adultos e que já atendeu mais de 120 instituições e 50 hospitais em todo o país, atingindo 25 mil participantes.
"É uma emoção estar aqui com todas essas mulheres brilhantes. Oitenta por cento da ImageMagica é de mulheres e vou levar esse troféu a elas.”
Confira a galeria de fotos do evento:
http://www.flickr.com/photos/120269488@N03/sets/72157642494781045/
Fotos: Marina Bustos