ÚLTIMAS
06/12/2017 - As Flores no Caminho: visite a exposição da APM até 24 de janeiro de 2018
“Estava no canteiro do hospital onde trabalho e - numa pausa de um exame para o outro – acompanhada por um amigo médico, vi uma flor sozinha em meio às folhas verdes, ao mesmo tempo diferente e especial, e tive vontade de tirar uma foto. Saquei o celular e fiz, nem vi como tinha ficado e segui”, relembra Floriana Bertini, cardiologista, ao narrar sua primeira experiência em retratar as flores, em janeiro de 2016.
“No dia seguinte, fui estacionar o carro no mesmo local, quando abro a porta do veículo, na altura dos meus olhos vi uma orquídea branca, linda, encrustada na árvore. Olhei para ela, e ela para mim. Na brincadeira, pensei ‘será que todo dia consigo me presentear com uma flor?’.” A partir daí, a médica não parou mais de fotografar as flores no caminho dela.
Para consagrar os trabalhos da artista, na noite de quarta-feira (6), a Associação Paulista de Medicina realizou um coquetel de abertura da exposição As Flores no Caminho. As 19 fotos - acompanhadas por pequenas reflexões, que servem como fio condutor do projeto – estão expostas no espaço multifuncional da entidade, no térreo.
“O médico sempre tem uma modalidade artística com a qual se identifica, seja fotografia, pintura, crônica, contos, ou outra. Vejo esta mostra como um incentivo para outros profissionais da Medicina exibirem suas habilidades, além de ser uma forma de utilizar o espaço da APM”, diz a coordenadora Cultural da APM, Flávia Negrão.
Ócio e saúde
De acordo com Floriana, o trabalho faz uma ponte entre o passatempo e a saúde, uma vez que vários estudos neurocientíficos já comprovaram que atitudes simples proporcionam bem-estar e diminuem quadros de estresse. “No momento que olho para flor, escolho e tiro uma foto, continuo tendo as mesmas contas para pagar, as mesmas crianças para educar e os mesmos desafios para vencer. Mas, naquele momento, o meu coração pulsa um pouco mais sossegado; isso repetido várias vezes tem efeito terapêutico”, explica.
A artista ainda permanece com o hábito quase cotidiano de fazer fotos de flores. As imagens são divulgadas em sua rede social. “Quem não gosta de ganhar flores? Sem sair para comprar, vi que só seria necessário treinar o olhar para aquilo que estava à minha volta. Eu encontro felicidade, mesmo que por alguns segundos, sem pedir nada em troca; só preciso compartilhar”, sorri.
Ela garante que o projeto é altamente reprodutível, incentivando outras pessoas. As amigas e os filhos delas começaram a fazer a mesma coisa. “Hoje, promovemos piqueniques fotográficos chamados de As Florzinhas no Caminho. Meu objetivo é levar serenidade, esperança e possibilidades para outras pessoas, que às vezes estão tão encarceradas na rotina do dia a dia que não se permitem parar para um ócio criativo. E a minha pausa para um café resultou em tudo isso refletido nesta exposição”, conclui.
Sobre a artista
Nascida em Turim, Itália, desde pequena desenvolveu o gosto pela escrita. Aos 12 anos, mudou-se para o Brasil, onde se formou em Medicina pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) em 1995 e fez residência em Clínica Médica no Hospital das Clinicas e em Cardiologia no Incor, ambos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Em 2010, ela também se tornou autora de livros infantis, com a coleção Amor de Mãe. Dois anos depois, uniu sua atuação profissional – a Medicina - com a literatura infantil, desenvolvendo o projeto “Criança gosta de saber...”. A partir de 2015, passa e investir em textos motivacionais voltados para crianças. E em janeiro de 2016, iniciou o projeto #asfloresnocaminho.
Confira a galeria de fotos clicando aqui
APM | Exposição As Flores no Caminho, de Floriana Bertini
Visitação: 7 de dezembro de 2017 a 24 de janeiro de 2018, de segunda a sexta das 10h às 20h – entrada franca
Endereço: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 - Bela Vista - Térreo
Informações: (11) 3188-4304/4305