ÚLTIMAS NOTÍCIAS

23/08/2019 - Até 20/09: APM recebe exposição de esculturas de Mario Nunes Miranda

A Associação Paulista de Medicina sedia a mostra “A Arte de Esculpir na Madeira”, com obras do médico e artista Mario Nunes Miranda (1925-2012), até o dia 20 de setembro, em seu espaço multifuncional. Nascido em Avaí (SP), Miranda se formou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1951 e, três anos depois, mudou-se para Garça (SP).

Pai de seis filhos, entre eles a diretora da 10ª Distrital da APM, Marisa Lopes Miranda, o cirurgião usou o bisturi não apenas para salvar vidas, mas também para esculpir em madeira. “Ele foi um grande médico, dedicou 54 anos da vida à Medicina e morreu trabalhando. Desenvolveu a arte na cirurgia, tinha uma habilidade manual incrível, adorava operar. Depois que amadureceu, com 40 e poucos anos, começou a esculpir e externar o talento nato e autodidata que tinha. Desenvolveu suas próprias ferramentas, e a principal delas era o próprio bisturi”, recordou Marisa na abertura da exposição, nesta sexta (23).

A diretora da 10ª Distrital ainda explica que a escolha das peças para a exposição na APM teve como temática a Medicina, mas que a produção das mais de 300 esculturas do artista teve momentos ao longo dos anos. “Meu pai teve a fase das flores, por exemplo, em que criou mais de 100 obras, a fase das miniaturas e até produziu peças especiais em seis Copas do Mundo de futebol, além de um grande jogo de xadrez. A grande obra era o seu quarto de casal, composto por uma cama com cabeceira de dois metros de altura, inteira talhada, dois criados mudos, penteadeira e cadeira.”

Depois de ter realizado mostras em Garça, Marília e Presidente Prudente, a vontade de expor na sede da APM na capital paulista era grande, especialmente por Mario Nunes Miranda ter se formado em São Paulo e por sempre ter sido associado. “A logística não foi fácil, mas o apoio da Diretoria da Associação, especialmente dos Drs. Ivan de Melo Araújo (Cultural) e do nosso presidente José Luiz Gomes do Amaral, viabilizou o evento”, complementa Marisa.

Vida e obra
“A destreza de um grande cirurgião logo se revelou através de sua incrível habilidade manual ao descobrir sua verdadeira natureza artística, quando produziu a primeira obra em madeira. Desde então, nos presenteou com um enorme acervo, de miniaturas a móveis em tamanho natural, expressando-se através do entalhe de inspiração barroca, com precisão, beleza e detalhes surpreendentes”, homenageia a Família Miranda.

Além de ter exercido a função de médico de Família e Comunidade nos últimos anos de sua carreira, Mario Nunes Miranda exerceu dois mandatos como vereador, participou da Sociedade Amigos de Garça (SAGA) e do Rotary Club da cidade. Em 2001, foi homenageado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Fotos: Marina Bustos

Exposição “A Arte de Esculpir na Madeira”, de Mario Nunes Miranda
Visitação: de 23 de agosto a 20 de setembro de 2019, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
Local: Espaço Multifuncional da Associação Paulista de Medicina - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – térreo / Bela Vista - São Paulo (SP)
Entrada franca

Galeria de Imagem