ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17/10/2019 - Até 29/11 na APM: Exposição “Um claro olhar”, de Anna Jankov, retrata o olho humano
A Associação Paulista de Medicina recebe, até o dia 29 de novembro, a mostra “Um claro olhar”, da artista plástica Anna Jankov. São doze obras em que o olho humano é representado a partir de recortes sinuosos, mostrando com perfeição os detalhes e a profundidade. Há a ilusão de uma viagem por dentro da íris humana. Cada obra traz traços únicos, quase hipnóticos, em técnica de sobreposição 3D, criada pela própria artista, sob a denominação de "Arte Projetada".
“Conheci recentemente a história da Anna e do seu trabalho. Como tantas outras pessoas, fiquei fascinado pela sua concepção do olhar. É absolutamente impossível ficar face a uma de suas obras sem se sentir atraído, com a sensação de que você está sendo levado ao centro dessas imagens. Isso é absolutamente genial”, declarou o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, na abertura da exposição, na última quarta-feira (16).
De acordo com a artista, a ideia para as obras surgiu há quase cinco anos, enquanto acompanhava uma das primeiras expedições à Amazônia da Oftalmologia Humanitária, da qual é voluntária: “Após assistir a uma cirurgia de catarata, a reação do paciente falando para o médico que estava enxergando tudo claro a partir daquele momento, e que aquilo era um milagre, me tocou muito. O que parece simples para nós aqui em São Paulo é um verdadeiro milagre para aquelas pessoas, e não deixa de ser um milagre mesmo, da tecnologia, da bondade e da disponibilidade dos médicos voluntários”.
Anna conta que aquilo ficou latejando durante muito tempo nela, que sabia que precisava fazer alguma coisa. “Até que no ano retrasado surgiu o primeiro olho. Resolvi levar de presente para o Professor Rubens Belfort Jr., que é o “cacique” da nossa tribo das expedições. Ele olhou e me perguntou se eu tinha consultado um oftalmologista para fazer a obra. Eu congelei na hora e falei que era uma visão poética, abstrata, do olho. Foi então que ele falou que eu podia continuar, pois além de lindo, o olho estava anatomicamente perfeito”, relembra.
O primeiro convite para expor as obras veio do Congresso da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), depois do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e agora da APM. E já existem outros programados. “Apesar de vir de uma família de médicos, como meu pai e minha mãe, sempre fui artista e nunca tinha direcionado o trabalho especificamente para a área da Medicina, mas a experiência tem sido muito boa”, finaliza.
Oftalmologia Humanitária
A iniciativa nasceu da carência de assistência oftalmológica no interior da Amazônia. Doenças oculares de simples resolução, se houvesse assistência local, teriam melhor resultado. No entanto, as pessoas têm que esperar o tratamento muitas vezes por longos anos, piorando o prognóstico.
A Oftalmologia Humanitária tem a participação de universidades públicas, como a Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo e a Universidade Federal da Amazônia; de entidades filantrópicas, a exemplo da Fundação Piedade Cohen (Fundapi) e do Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (Ipepo); da indústria e das forças armadas brasileiras. Já fez centenas de cirurgias de catarata e pterígio, atendeu milhares de pacientes e doou mais de 20 mil lupas para leitura.
Fotos: Marina Bustos
Um Claro Olhar, de Anna Jankov
Visitação: 17/10 a 29/11/2019, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
Local: APM - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Espaço Multifuncional (térreo)
Entrada franca
Informações: (11) 3188-4304 ou cultural@apm.org.br