DESTAQUE

09/05/2018 - Até 30/05: APM recebe mostra ‘A luz das coisas e os cenários do mundo’, de Yugo Mabe

Na noite da última terça-feira (8), a Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina inaugurou a exposição “A luz das coisas e os cenários do mundo”, resultado de oito oficinas de arte ministradas pelo artista plástico Yugo Mabe - além de suas obras - e o lançamento do livro, sob mesmo nome, de autoria do escritor Jacob Klintowitz. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no evento.

A iniciativa das oficinas de arte foi promovida pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), que atende crianças e adolescentes com deficiência intelectual e em situação de vulnerabilidade social. “Essa parceria com o Instituto Olga Kos faz muito bem para a APM e seus associados porque é uma sinergia de inclusão, e um dos papeis de responsabilidade social da nossa entidade é a inclusão pela arte. Por isso, congratulo em nome de nossa diretoria por essa oportunidade”, afirma o diretor Cultural da APM, Guido Arturo Palomba.

Ao todo, são oito obras recentes de Yugo Mabe, datadas de 2016 a 2018, e 40 telas de jovens atendidos em escolas municipais, centros educacionais unificados (CEU) e organizações não governamentais - em diversas regiões da capital paulista - participantes do projeto do IOK. Nessas ocasiões, o artista plástico ensinou sua técnica de composição de cores e luminosidade aos pequenos. A intenção, segundo Mabe, era instigar o público atendido a fazer uma releitura de seus quadros.

“Às vezes, nem é releitura, e sim uma diversão. Visitei algumas oficinas de arte assistidas pelo Instituto e me senti muito feliz de conhecer um pouco mais desse universo. Uma das últimas visitas, por exemplo, foi uma diversão com as crianças. Fiz muita bagunça com elas, teve um momento que jogávamos tinta nas telas, com a intenção de mostrar que a liberdade é fundamental para soltar a criatividade, excepcionalmente, na fase da infância, período de curiosidade e descobrimento”, disse.

Essa é a 27ª exposição do IOK, fundado há 11 anos. “Incluir também é trazer a população em situação vulnerável para espaços culturais como os da APM. Esses jovens ficam felizes em mostram aos pais o que fizeram e a família se enche de orgulho”, afirma a pediatra e vice-presidente do Instituto, Olga Kos. A exposição tem curadoria de Silvana Gualda e Camilla Kury.

Vida e obra
Yugo Mabe nasceu em Lins – São Paulo, em 1955. Filho do pintor Manabu Mabe (1924-1997), um dos pioneiros do abstracionismo no Brasil, manteve contato com as artes desde muito cedo, frequentando exposições e convivendo com o trabalho do pai e de seus amigos, como Aldemir Martins, Arcangelo Ianelli, Tomie Ohtake e Tikashi Fukushima.

A partir dos 5 anos, começou a pintar. “As obras expostas na APM retratam todo o conhecimento que adquiri ao longo da minha vivência. Ou seja, são mais de 50 anos convivendo com a tinta, amadurecendo o conhecimento e brincando um pouco”, resume o artista.

Desde quando se tornou profissional, em 1980, a responsabilidade com os colecionadores de arte é uma das maiores preocupações de Mabe. “Respeito muito o público que confia na minha obra, que prestigia e adquire. Claro, a minha esposa e os meus filhos – que estão sempre ao meu lado – são minhas fontes de inspiração”, homenageia.

A mostra é aberta ao público, gratuitamente, até o dia 30 de maio, de segunda a sexta-feira, das 10 às 20h, nos espaços Multifuncional (térreo) e Pinacoteca (8º andar) da sede da Associação Paulista de Medicina – localizada na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista / São Paulo (SP).

Fotos: Marina Bustos 

Galeria de Imagem