ÚLTIMAS

05/04/2018 - Até 4/05: APM recebe exposição “Paisagens do Brasil”, de Heinz Budweg

A sede da Associação Paulista de Medicina recebe a exposição Paisagens do Brasil, do artista plástico alemão Hienz Friedrich Budweg, com enfoque na fauna brasileira. A abordagem dos parques florestais, rios, praias e dunas das regiões brasileiras retratam a sensibilidade e o amor do pintor pelo País, o qual adotou com pátria.

A vontade de unir sua paixão pelas artes – desenho e pintura – e pelo Brasil teve início nos anos 1960. “Passei a descobrir o País a bordo de um ateliê móvel, adaptado em uma perua Kombi. Percorri 450 mil quilômetros em terras brasileiras”, orgulha-se.

“Ele age tal como seu compatriota Johann Moritz Rugendas, que percorreu todo o Brasil no século 19 [entre 1822 e 1825] pintando povos e costumes que encontrava. Pelas cores usadas em suas obras, você consegue sentir a emoção, o cheiro, o clima e a suavidade dos lugares visitados”, afirmou o diretor Cultural da APM, Guido Arturo Palomba, na abertura da mostra, na última quarta-feira (4).

Dentre as inúmeras obras expostas em todo o mundo, a exposição na APM conta com 19, que datam de 1982 a 2017. Palmeiras Carandá do Pantanal (Mato Grosso), Aldeia de Pescadores de Mangue Seco (Sergipe), Serra da Capivara (Piauí), Pico do Itambé (Minas Gerais), Dunas (Maranhão e Bambuzal em São Roque (São Paulo) são alguns dos quadros expostos, comercializados a R$ 1500.

“Pensei em uma aquarela que combinasse com esse espaço e num valor razoável para a classe médica”, disse o pintor.

Sobre o artista
Heinz Budweg dedica-se às artes plásticas desde que chegou em São Paulo, aos 13 anos de idade. Em suas andanças pelo País, retratou a cultura e os costumes dos caboclos, caiçaras e indígenas. Em 1974, com suas ilustrações no livro “Lendas Brasileiras”, recebe o prêmio Jabuti – o primeiro de vários reconhecimentos posteriores.

Em seu currículo, destacam-se o mural comemorativo dos 150 anos de independência do Brasil, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); a presidência de fundações alemãs em solo brasileiro; a criação do projeto Tapajós, para corroborar a existência de contatos entre a Europa e a América, antes das primeiras expedições oficiais; e os reconhecimentos da Ordem Marechal Rondon e a Medalha Dom Pedro I.

Serviço
Paisagens do Brasil, de Heinz Budweg
Visitação: 5 de abril a 4 de maio de 2018, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h
Local: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Espaço Multifuncional (térreo)
Bela Vista - São Paulo/SP - Entrada franca

Galeria de Imagem