ÚLTIMAS
12/04/2015 - Calouro Brasil: Avenida Paulista vira sala de aula
Quem passou sábado pela Avenida Paulista no último sábado (11), entre 10h e 14h, provavelmente foi surpreendido por algum universitário dando explicações sobre cuidados com a saúde. Parte da programação da Virada da Saúde, a ação, denominada Calouro Brasil, teve o apoio da Associação paulista de Medicina e buscou levar ao conhecimento da população informações importantes sobre diversos temas ligados à saúde.
Os grupos de acadêmicos (veteranos e calouros) ficaram em pontos estratégicos da avenida, e cada um com uma atividade diferente. Próximo à saída do metrô Consolação, em frente ao Conjunto Nacional, estudantes da Faculdade Getúlio Vargas, dos cursos de Administração de Empresas, Administração Pública e Direito orientaram sobre DSTs, com atenção especial ao tema HPV. Também distribuíram camisinhas femininas.
"Há um teste de Verdadeiro ou Falso que aplicamos e, a partir das respostas, vamos orientando sobre doenças. Percebemos um interesso no assunto e muitas dúvidas sobre a vacina contra o HPV”, disse Sofia Barbara, do 4º semestre de Administração de Empresas. A bateria da FGV ficou próximo, para atrair mais a atenção das pessoas.
No vão do Masp, próximo à saída do metrô Masp-Trianon, alunos de Medicina da Anhembi/Morumbi orientavam sobre a incontinência urinária. Em uma tenda, acadêmicos de Fisioterapia da mesma faculdade ensinavam exercícios para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico, que auxiliam a prevenir, minimizar ou reabilitar as disfunções.
"Muitas pessoas desconhecem e percebemos, inclusive, um certo constrangimento de falar sobre o assunto. Essa é uma ótima oportunidade para quebrar o preconceito e a resistência, esclarecendo a muitas pessoas que existe tratamento para a incontinência urinária”, ressaltou Letícia Reis, do 3º ano de Medicina.
A assistente social Márcia Pinheiro parou para ouvir as explicações e aprendeu os exercícios. Descobriu que o tratamento pode ser mais acessível que imaginava. "Sou uma pessoa ativa, mas nunca me preocupei com a prevenção da incontinência, até porque não sabia que era possível. Vou incluir esses exercícios ao meu dia a dia”, afirmou.
Perto da estação Brigadeiro do metrô, em frente à TV Gazeta, alunos de Medicina da Uninove davam demonstrações dos primeiros socorros a pessoas que sofrem parada cardiorrespiratória. Com bonecos, os estudantes faziam demonstrações às pessoas, que testavam na hora se tinham aprendido.
"Todas as idades param para assistir à demonstração e fazer o teste nos bonecos, inclusive crianças. O interessante é que todos demonstram interesse, pois sabem que, a qualquer momento, podem se deparar com uma situação dessas e, com algum conhecimento, ajudarão a socorrer”, disse Priscila Nesse, do 2º semestre.
Já a abordagem dos alunos da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), próximo ao Shopping Paulista, foi sobre diabetes e saúde da mulher. Na outra ponta, no início da Paulista, acadêmicos da Faculdade Santa Marcelina orientavam sobre doenças cardiovasculares e a importância da atividade física. Ao final, todos se encontraram no vão do Masp.
"A atividade é extremamente importante no sentido de estimular o calouro e o veterano com ações de cidadania. E para a APM, que busca aproximação com o médico jovem, é uma oportunidade de estar ao lado antes mesmo de se formar. A entidade acredita nesse modelo como coadjuvante da formação do médico”, salienta Evangelina de Araujo Vormittag, diretora de Responsabilidade Social da APM e presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade.
A Virada da Saúde foi uma ação desenvolvida pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. As atividades foram realizadas de 7 a 12 de abril, em vários pontos de várias regiões da capital.
Fotos: Marina Bustos