ÚLTIMAS

04/06/2014 - Doutor Cidadão em Ação: palestras para 300 crianças e adolescentes

O Projeto Doutor Cidadão em Ação, que em sua primeira edição teve o objetivo de levar informação acessível e de forma lúdica a crianças atendidas por instituições sem fins lucrativos, contou com um importante reforço em sua quarta e última visita de 2014, realizada no sábado, 31 de maio: professores e alunos da Faculdade de Medicina da Fundação ABC.

A entidade escolhida foi o Núcleo José Carlos do Patrocínio, na Vila Iolanda 2, área entre Cidade Tiradentes e Guaianazes, zona leste de São Paulo. Situada em uma região bastante carente de serviços públicos, o núcleo oferece, aos sábados, atividades recreativas, lanches e almoço para cerca de 400 pessoas, a maioria com menos de 16 anos.

O grupo formado por cerca de 60 crianças entre 5 e 8 anos assistiu à apresentação da palestra Educação em Saúde – Higiene, estruturada pelo departamento de Responsabilidade Social da APM. A linguagem lúdica utilizada para ensinar aos pequenos a maneira correta de higienizar as mãos, com álcool gel ou água e sabão, representou, além de um novo conhecimento, uma diversão.

"O álcool é gelado e derrete na mão”, observou Leonardo, de 7 anos. "A experiência está sendo ótima. São crianças com realidades muito duras, sem tantas oportunidades para aprender, por exemplo, hábitos de higiene”, comentou Silvia Lopes Nunes, voluntária da instituição. "Esperamos, como reflexo do que fizemos hoje, que as famílias se envolvam, estimulem os bons hábitos nas crianças”, complementou.

Ação conjunta

Nos outros dois andares da casa, os alunos da FMABC, supervisionados por professoras, abordaram temas também relevantes, e da mesma forma, pouco acessíveis à comunidade: HPV e bullying. O conteúdo, exposto de forma clara e bastante didática, provocou os adolescentes a diversos questionamentos.

"Percebemos que a grande maioria não sabia nada sobre HPV. Explicamos a importância da prevenção, da vacina e como tratar quando ocorre a infecção. Acredito que nós, docentes, temos a função de falar às comunidades”, pontuou Maria Aparecida Dix Chehab, professora de Hebiatria do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Fundação ABC.

Carolina Moraes Bassi, aluna do 4º ano e uma das palestrantes, preparou aula com conceitos básicos sobre o HPV e incentivou a participação dos adolescentes. "Em alguns momentos houve dispersão, mas senti um interesse grande de todos. É um ganho de experiência para alunos de Medicina, uma troca com a comunidade”, avalia.

"A educação é a melhor maneira de promover a prevenção. Deixamos o ambulatório e as salas de aula para trazer informação a um público que lidamos no dia a dia. Para os alunos, é um choque de realidade e contribui para a humanização. Ficamos muito felizes de participar da ação”, acentua Lígia de Fátima Nobrega Reato, professora titular de Hebiatria da FMABC e coordenadora do Centro de Referência Adolescente Cidadão, projeto já apresentado em edição do Prêmio Doutor Cidadão, da APM.

Se doar ao próximo

Havia um terreno e um carro, e muita vontade de ajudar o próximo. Dona Oscarlina Rodrigues da Silva, fundadora há 20 anos do Núcleo José Carlos do Patrocínio, começou se envolver com a comunidade dessa forma. Com ajuda de empresários, amigos e dos próprios moradores, ela conseguiu construir a casa de três andares, onde atende as famílias com a ajuda das filhas e de voluntárias. Durante a semana ocorrem cursos profissionalizantes e, aos sábados, são servidos café da manhã e almoço, além de palestras para pais e mães.

Sem ajuda de órgãos públicos, o núcleo é mantido por meio de doações. Sempre que necessário, Dona Oscarlina, que aos 70 anos cursa Serviço Social, coloca dinheiro do bolso. "Os 400 pães do café da manhã de hoje comprei antes de vir para cá. Minha aposentadoria sempre ajuda nessas horas”, declara.

Fotos: Osmar Bustos