ÚLTIMAS NOTÍCIAS
29/08/2019 - Ensemble Choro Erudito abre temporada do Música em Pauta na APM
Na noite da última quarta (28), associados e convidados puderam desfrutar de um rico repertório da diversidade musical brasileira através do Ensemble Choro Erudito, trio de músicos renomados formado por Ricardo Valverde (vibrafonista), Wanessa Dourado (violinista) e Marcos Paiva (contrabaixista), que foi a atração do primeiro Música em Pauta do ano.
No evento da Associação Paulista de Medicina, o público ouviu releituras de canções de artistas nacionais e internacionais: “Brejeiro” e “Ameno Resedá” (Ernesto Nazareth), “Diplomata” e “Ainda me Recordo” (Pixinguinha), “Implicante” (Jacob do Bandolim), “Velha Modinha” (Lorenzo Fernandez), “Dança Negra” (Camargo Guanieri), “Dança Eslava Opus 72 nº10” (Anton Dvorák) e “Ária Cantinela nº 1 das Bachianas Brasileiras” e o “Trenzinho Caipiria” (Villa Lobos).
Segundo os instrumentistas, as escolhas partiram de uma mescla entre músicas eruditas e populares, sempre voltadas ao estilo brasileiro. “Para a história do choro, Pixinguinha e Jacob foram os pilares. Jacob é referência e inspiração para nós”, afirma a violinista Wanessa Dourado.
O músico Ricardo Valverde acrescenta que Pixinguinha foi um dos maiores gênios da música popular brasileira. “Foi um grande instrumentista, arranjador e compositor, com seus contrapontos da melodia, girando junto às harmonias e inversões. Pixinguinha é uma delícia de tocar.”
Música e Medicina
Valverde afirma ainda que a arte tem o poder de se comunicar com diversas profissões, inclusive a dos médicos. “São profissionais que têm uma rotina difícil, muitas vezes tratando doenças gravíssimas. É um momento para aliviar, confortar e oxigenar as ideias. E a troca com o público é sempre importante para nós artistas. Todos saem motivados a fazer coisas diferentes.”
Tanto a Medicina como a Música são sinônimos de cura. “Principalmente em tempos sombrios como os que estamos vivendo. No entanto, com a arte, solidariedade e humanidade, conseguiremos vencer tudo”, destaca o vibrafonista.
“Existe algo muito similar entre os músicos e os médicos, porque também cuidamos da saúde das pessoas na questão de levar a arte, um alento para a alma de cada um que precisa, ainda mais num mundo como este”, acrescenta Wanessa.
O público participante corroborou com as ideias dos músicos. “Sempre participo do Música em Pauta. Alivia o estresse do nosso dia a dia. Ouvir um pouco de música ajuda a acalmar bastante”, reforça o homeopata Pedro Campos.
“É a primeira vez que participo do evento. Gosto de chorinho e quando recebi o mailing virtual, resolvi conhecer o programa da APM. É fundamental porque é uma forma de distrair, afinal, lidamos com muitos casos de doenças e situações de risco. É tão bom ouvir uma música e relaxar”, concorda a homeopata Heloisa Macedo.
O próximo Música em Pauta acontece no dia 25 de setembro, às 20h30, com a soprano brasileira, de fama internacional, Carmen Monarcha. O evento é gratuito. Participe!