ÚLTIMAS
20/12/2018 - Eny da Rocha dá show no Música em Pauta da APM
Eny da Rocha, uma das mais brilhantes pianistas brasileiras, reconhecida internacionalmente, ofereceu aos presentes um grande espetáculo, reproduzindo músicas de compositores clássicos, além de dedicar metade do tempo aos compositores brasileiros.
“Estou realmente muito feliz de estar na APM mais uma vez. Desta vez fiz um programa dividido, começando com uma transcrição de Bach, feita por Alexander Siloti, depois vou para Brahms, e fecho a primeira parte com três canções de Chopin. Antes, quero agradecer a todos que vieram e à organização do evento”, declarou Eny da Rocha, antes de dar início ao concerto com “Prelúdio para Órgão em Sol menor”.
A pianista ainda falou um pouco sobre o reconhecimento tardio de Bach, que todos conheciam, em sua época, como grande organista e construtor de órgãos, mas não como compositor. Também explicou a origem de Siloti, ucraniano que fez esta transcrição. Na sequência, tocou “Rapsodia op. 79 nº 1”, de F. Brahms.
Encerrando a primeira parte do show, emendou três obras de Frédéric Chopin: “Valsa op. 70 nº 1”, “Valsa em Mi menor” e “Balada op. 23 nº 1 em Sol Menor”. “Chopin, que é o grande romântico, o poeta dos pianistas, conhecemos bem pelo cinema, pela divulgação que teve. Foi meio polonês, meio francês. Nasceu na Polônia, mas viveu grande parte da vida em Paris”, informou Eny.
A segunda parte da apresentação foi concentrada nas músicas brasileiras. “Sempre fiz questão de divulga-las em meus concertos na Europa. Os estrangeiros têm muito interesse em conhecer mais de nossa música e nós, pianistas brasileiros, temos a obrigação de apresenta-la. Vou começar com Camargo Guarnieri, ‘Dança Negra’. Como ele próprio me disse, é uma peça que é como se fosse um grupo indo ao candomblé, chegando muito próximo e depois se afastando”, explicou.
Na última sequência do espetáculo, a pianista tocou “Galhofeira (Peças líricas)”, de Arnaldo Nepomuceno, e três obras de Heitor Villa-Lobos: “Bachianas Brasileiras nº 4 – Prelúdio”, “Duas Cirandas” e “Dança do Índio Branco (Ciclo brasileiro)”. “Essas são melodias muito conhecidas por vocês, de Villa-Lobos, considerado o maior compositor brasileiro”, finalizou.
Terminada a apresentação, a organização do Música em Pauta e Eny da Rocha sortearam dois álbuns da pianista. As felizardas foram Regina Camargo e Cristina Iozzi Correali. “É a primeira vez que venho na APM e gostei muito! Pretendo vir mais vezes neste evento. Sou fã e seguidora da Eny da Rocha. Sou filha de pianista, minha irmã também toca piano, então tenho essa corrente com músicos. Foi um ótimo concerto”, declarou a aposentada Cristina Correali.
Fotos: Marina Bustos
Confira mais fotos clicando aqui