Últimas notícias
17/02/2022 - Equestrian Kids: projeto ensina equitação para pequenos no Clube de Campo da APM
O Centro Hípico APM (CHAPM), localizado no Clube de Campo da Associação Paulista de Medicina, tem uma novidade para as famílias. Com o projeto Equestrian Kids, a instituição permite, agora, que crianças de três a seis anos deem seus primeiros passos na equitação, com uma orientação que mistura técnicas do esporte e atividades lúdicas.
Amanda Prist, médica responsável pela iniciativa no CHAPM, afirma que ela é muito importante para proporcionar o primeiro contato das crianças com o hipismo e com a equitação, aprendendo a arte de montar. “O projeto abrange uma faixa etária que não atendíamos antes, visto que nossas aulas eram mais voltadas para salto e para crianças a partir de sete anos. No Equestrian Kids, a aula é menor e lúdica, com uma pista especialmente preparada para a atividade, com bastante brinquedos e muita cor”, explica.
Ao todo, a atividade tem 30 minutos. Neste tempo, o professor estimula as crianças com brincadeiras que ensinam o hipismo de forma lúdica, sempre com ações que trazem um porquê em si. “Eles irão brincar de jogo da velha montados, levantarão a cela, esticarão os braços. Isso vai dando equilíbrio e confiança”, exemplifica Amanda.
O instrutor do projeto é Alexandre Jasseli Freire, professor de hipismo desde os 15 anos e atuando no CHAPM há três. Além de acumular três décadas de experiência na área, Freire iniciou no esporte aos 8 anos, no próprio Clube de Campo da APM, na década de 1980, com os instrutores Sargento Carreteiro e Luís Leite.
Hipismo e equitação infantil
O projeto Equestrian Kids foi criado pela família do cavaleiro olímpico Marlon Zanotelli, há quase duas décadas, e desenvolvido inicialmente no Nordeste do Brasil. Uma das diretrizes é o sistema do epistemólogo suíço Jean Piaget, que acreditava que o conhecimento é melhor absorvido pelo processo de repetição.
Com atividades especialmente preparadas para as crianças, então, essa iniciativa proporciona diversão e aprendizado desenvolvendo habilidades como: coordenação motora, equilíbrio, concentração, autoconfiança, responsabilidade e trabalho em equipe.
Podem participar do projeto do CHAPM os filhos de médicos e não-médicos. Para mais informações e reservas, entre em contato em: (11) 4899-3518/3535 ou sedecampestre@apm.org.br.