REGIONAIS

03/03/2013 - Exposição "Hiroshima e Nagasaki" segue para Dracena

Promovida pela APM, a mostra relembra a tragédia causada pelas bombas atômicas atiradas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki em 6 e 9 de agosto de 1945

A Associação Paulista de Medicina promove, de 15 de abril a 10 de maio, em Dracena, interior de São Paulo, a exposição itinerante "Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer!”. A exposição estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na sede da regional da APM.   

A exposição partiu de um convite do presidente da Regional, dr. Eduardo Morais Beretta, que, após visitar a mostra em Presidente Prudente, levou a sugestão à reunião de diretoria.

"A vinda da exposição logo foi aprovada, especialmente pelo fato de termos uma colônia japonesa bastante atuante aqui na cidade e muitos colegas orientais”, afirma dr. Eduardo.

Para ele, é também uma excelente oportunidade para as escolas da região. 

"É uma maneira de enriquecer culturalmente nossa região tão carente de eventos dessa natureza.” 

Exposição itinerante

A exposição foi inaugurada na sede da APM, na capital paulista, e de lá vem percorrendo diversas regionais da APM e outras instituições de saúde, em Jales, Catanduva, Botucatu, Presidente Prudente e Marília, por exemplo. 
Segundo o curador da exposição dr. Ruy Tanigawa, primeiro secretário da APM, a mostra busca exibir as consequências da arma nuclear, mostrando para o público seus efeitos destruidores no Japão e no mundo, e a importância em relação à paz.

"A exposição é direcionada especialmente aos mais jovens, com o intuito de promover uma ação educativa pela paz entre os povos e provocar reflexões sobre esse trágico momento da história mundial, 67 anos atrás.” 

São 30 pôsteres com imagens e textos informativos e cinco DVDs que reúnem testemunhos dos sobreviventes, documentários e animações japonesas, todos eles vindos diretamente do Japão, por intermédio da Associação Médica de Hiroshima.

A mostra tem entrada franca e pode ser visitada por grupos de alunos do ensino médio e universitários. Eles poderão participar de uma contextualização histórica e da proposta de feitura dos tsurus, pássaros de origami (técnica de dobradura em papel) que incentivam a paz.

Conta com parcerias com a Associação Médica de Hiroshima, Associação Médica Brasileira, Associação Hibakuba Brasil pela Paz, Fundação de Cultura pela Paz de Hiroshima e a Prefeitura de Hiroshima/Japão. 

Bombardeios 
O lançamento das bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki ocorreu no final da Segunda Guerra Mundial, em 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente. Estima-se que cerca de 220 mil pessoas foram mortas nos ataques, e outros milhares sofreram graves sequelas pela exposição à radiação.

A tragédia guardou histórias simbólicas como a da menina Sadako Sasaki, que será retratada na exposição. Personagem da luta pela paz, ela tinha dois anos de idade na época do ataque. Devido à radiação teve leucemia, e após compreender que a doença fora causada pela guerra, passou a dobrar origamis de Tsuru (pássaro da paz) em manifestações públicas por sua saúde e pela paz. 

De acordo com Milton Massato Hida, um dos colaboradores da exposição, o intuito, além de relembrar as consequências da tragédia, é homenagear os sobreviventes que moram no Brasil, incentivar a abolição das armas nucleares e celebrar a paz. 

Local: Associação Paulista de Medicina – Regional de Dracena
Endereço: Avenida Expedicionários, 1450 - Centro – Dracena/SP
Informações e agendamento de grupos/escolas: (18) 3821-1790 ou 
apm-regionaldracena@fundec.com.br
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h

Departamento Cultural APM
(11) 3188-4305, com Flávia Negrão, coordenadora cultural 
flavianegrao@apm.org.br 

Assessoria de Imprensa
Acontece Comunicação e Notícias
(11) 3873.6083 / 3871.2331 
Chico Damaso e Monica Kulcsar 
acontece@acontecenoticias.com.br