ÚLTIMAS

21/06/2017 - Exposição na APM reúne obras de Wagner Kuroiwa

Em primeira exposição no recém-inaugurado espaço multifuncional, a sede da Associação Paulista de Medicina (APM) recebeu a mostra “Kuroiwa: desenhos e pinturas”, na noite do dia 22 de junho. Para celebrar a ocasião, os apreciadores contaram com um coquetel de abertura.

“É uma honra fazer a inauguração deste espaço com as minhas obras, uma área tão nobre que enaltece a nossa profissão médica. Sinto-me honrado e espero corresponder à altura com essa mostra”, agradeceu o médico e artista plástico, Wagner Kuroiwa, à diretoria da APM. 

Datadas de 2006 a 2017, as 20 obras reunidas, entre desenhos e pinturas, combinam as técnicas pastel, acrílico sobre papel, acrílico sobre madeira, entalhes e desenhos a bico de pena e aquarela e bico de pena. “São temas e assuntos diversos, contemplando desde trabalhos muito clássicos aos que beiram o abstracionismo”, informa o artista.

Dentre os quadros, os visitantes podem contemplar paisagens da entrada da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo, onde Kuroiwa se formou; e a celebração da imigração japonesa, uma forma de reverenciar sua própria origem.

“Os trabalhos vão evoluindo e vou aceitando tal como são, não existe planejamento nesse aspecto. Como são absolutamente espontâneos, não consigo fazer uma leitura comparativa de um trabalho atual com um mais antigo. O espectro de 2006 até hoje é um segmento do que viveu neste período todo. Os prazeres e as dores estão registrados de algum modo”, acrescenta.

 

Apoio cultural

O diretor Cultural da APM, José Luiz Gomes do Amaral, afirma que há décadas a Associação incentiva as diversas manifestações culturais expressas na música, no cinema ou nas artes plásticas. “Isso vem da sensibilidade de muitos dos colegas que nos precederam, daqueles que continuam conosco e que, certamente, continuará sendo resgatada por aqueles que nos sucederão.”

Ao longo dos anos, a entidade tem conseguido reunir o que há de importante na pintura contemporânea brasileira, considerando, particularmente, as obras dos artistas de São Paulo. “Nesse ínterim, temos incentivado a exibição de obras dos nossos pares. Tive um privilégio de conviver com o Wagner, quando éramos graduandos. Sei quão bom médico se formou e também tive oportunidade de conhecê-lo como artista, sei do seu enorme valor neste campo”, parabeniza Gomes do Amaral.

Também diretor Cultural da APM, Guido Palomba, curador da mostra, acrescenta que a iniciativa levou em consideração a dicotomia entre a Medicina e o campo artístico e a junção dos contrários. “O médico é um prático: analisa o quadro clínico e trata para buscar a cura. Já o artista plástico capta a realidade, conforme os sentidos dele, e transforma seguindo o que sente. Por isso, convidamos o Wagner para mostrar que não há uma dicotomia entre o real e o imaginário. As obras expostas aqui representam um pouquinho disso, a junção dos contrários: positivo e negativo, mais e menos, real e imaginário”, finaliza.

Wagner Kuroiwa é formado pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com especialização em Saúde Pública e Direito Sanitário pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é diretor do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias de São Bernardo do Campo e vice-presidente da Fundação do ABC.

A exposição acontece de segunda a sexta-feira, das 10 às 20 horas, no espaço multifuncional (térreo) da sede da APM: Rua Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista. A entrada é franca.

Fotos: Osmar Bustos

 

Galeria de Imagem