REGIONAIS

07/08/2013 - “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer” segue para Piracicaba

Promovida pela APM, a mostra relembra as bombas atômicas atiradas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 6 e 9 de agosto de 1945


A Associação Paulista de Medicina (APM) promove, de 2 a 31 de agosto de 2013, em Piracicaba, São Paulo, a exposição itinerante "Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer!”. A exposição estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h30 e aos sábados, das 8h às 12h, na sede da entidade.  
   
"Soubemos da grande procura pela exposição nas cidades por onde tem passado e, como temos uma população japonesa bastante expressiva, decidimos disponibilizar esse material, explica o dr. Osmar Antonio Gaiotto, presidente da regional. 
  
Para ele, é, também, uma ótima oportunidade para os estudantes da região. 
  
"O elemento histórico pode despertar, nos vários estudantes que moram em Piracicaba, interesse em se aprofundar nesse momento tão importante da história mundial. Eles poderão vivenciar isso através de fotos, relatos e de todo o material da exposição.” 
 “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer” segue para Piracicaba
 
Exposição itinerante 
A exposição foi inaugurada na sede da APM, na capital paulista, e de lá vem percorrendo diversas regionais da APM e outras instituições de saúde, em Jales, Catanduva, Botucatu, Presidente Prudente, São Caetano do Sul, Marília e Dracena. 
  
Segundo o curador da exposição, dr. Ruy Tanigawa, primeiro secretário da APM, a mostra busca exibir as consequências da arma nuclear, mostrando para o público seus efeitos impactantes no Japão e no mundo, e a importância em relação à paz.

"A exposição é direcionada especialmente aos mais jovens, com o intuito de promover uma ação educativa pela paz entre os povos e provocar reflexões sobre esse trágico momento da história mundial, 67 anos atrás.” 

São 30 pôsteres com imagens e textos informativos e cinco DVDs que reúnem testemunhos dos sobreviventes, documentários e animações japonesas, todos eles vindos diretamente do Japão, por intermédio da Associação Médica de Hiroshima. 

A mostra tem entrada franca e pode ser visitada por grupos de alunos do ensino médio e universitários. Lá, eles participam de uma contextualização histórica e da proposta de feitura dos tsurus, pássaros de origami (técnica de dobradura em papel), que incentivam a paz. 
  
A mostra conta com parcerias com a Associação Médica de Hiroshima, Associação Médica Brasileira, Associação Hibakuba Brasil pela Paz, Fundação de Cultura pela Paz de Hiroshima,  Prefeitura de Hiroshima/Japão e Secretaria da Cultura de Piracicaba. 
  
  
Bombardeios 
O lançamento das bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki ocorreu no final da Segunda Guerra Mundial, em 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente. Estima-se que cerca de 220 mil pessoas tenham sido mortas nos ataques, e outras milhares tenham sofrido graves sequelas pela exposição à radiação. 

A tragédia guardou histórias simbólicas como a da menina Sadako Sasaki, que será retratada na exposição. Personagem da luta pela paz, ela tinha dois anos de idade na época do ataque. Devido à radiação, teve leucemia, e após compreender que a doença fora causada pela guerra, passou a dobrar origamis de Tsuru (pássaro da paz) em manifestações públicas por sua saúde e pela paz. 

De acordo com Milton Massato Hida, um dos colaboradores da exposição, o intuito, além de relembrar as consequências da tragédia, é homenagear os sobreviventes que moram no Brasil, incentivar a abolição das armas nucleares e celebrar a paz. 
 
Nas fotos estão o curador da exposição e primeiro secretário da APM São Paulo, Ruy Yakimatsu Tanigawa, o presidente da APM Piracicaba, Osmar Antonio Gaiotto Jr., Ricardo Tedeschi Mattos, diretor científico da APM Piracicaba, Rodrigo Ribas Dias Reis, diretor Cultural da APM Piracicaba, o vereador Pedro Kawai e Pedro Isamu Mizutani, empresário.
  
  
Local: Associação Paulista de Medicina – Regional de Piracicaba 
Abertura: 2 de agosto de 2013, 20h, sexta-feira 
Endereço: Avenida Centenário, 546 - Piracicaba/SP 
Informações e agendamento de grupos/escolas: (19) 3422-5444 e (19) 3422-2256
- Edna e/ou Adriana. 
E-mail:  secretaria@apmpiracicaba.com.br
 
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h30 e aos sábados, das 8h às 12h 
  
Departamento Cultural APM 
(11) 3188-4305, com Flávia Negrão, coordenadora cultural 
flavianegrao@apm.org.br 
 
Assessoria de Imprensa 
Acontece Comunicação e Notícias 
(11) 3873.6083 / 3871.2331 
Chico Damaso e Monica Kulcsar 
acontece@acontecenoticias.com.br