ÚLTIMAS

06/10/2010 - Hospital São Paulo recebe o programa Música nos Hospitais pelo quinto ano

"É uma satisfação muito grande receber o Música nos Hospitais novamente. Ele já está incorporado ao nosso programa de humanização; sabemos que a música é necessária para nossos profissionais e pacientes, traz um bem imenso", afirma José Roberto Ferraro, diretor superintendente do Hospital São Paulo, que recebeu na última quarta-feira, 6 de outubro, o programa promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM) em parceria com a sanofi-aventis e apoiado pelo Ministério da Cultura.

Pelo quinto ano, a Orquestra do Limiar, regida pelo médico, mãstro e compositor Samir Wady Rahme, apresentou-se nos corredores do Hospital São Paulo. "Não dá para ficar apático diante de uma música dessas. Se não fosse músico, Mozart seria médico com certeza, suas peças são um santo remédio", brinca o médico e mãstro antes da apresentação da música "Allegro di molto", do artista austríaco.

Tocando composições de Vivaldi, Brahms, Guerra Peixe e Clóvis Pereira dos Santos, Piazzola e clássicos da MPB, a Orquestra alegrou os pacientes, acompanhantes, médicos, estudantes e outros profissionais presentes. "Procuramos abranger diferentes tipos de músicas e peças exclusivas, como a 'De Instantes V - Quase Serenata', escrita por Ernani Aguiar especialmente para o Música nos Hospitais", informa Rahme.

"Lembro-me do dia em que o Dr. José Luiz [Gomes do Amaral, ex-presidente da APM e atual presidente da Associação Médica Brasileira - AMB] nos incentivou a abraçar o projeto, há sete anos. Hoje não queremos sair mais, até lamentamos que a Orquestra venha tocar aqui apenas uma vez por ano", disse o diretor do Hospital São Paulo em referência ao presidente da AMB, presente na apresentação da última quarta.

No próximo dia 20 de outubro, o programa Música nos Hospitais ocorrerá no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Já em novembro, serão mais duas apresentações: no Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha (dia 10), em São Paulo, e na Santa Casa de Misericórdia de Santos (dia 17).