ÚLTIMAS

22/11/2017 - Música em Pauta com Amilton Godoy e Léa Freire anima público

Na noite da última quarta-feira (22), o Música em Pauta da Associação Paulista de Medicina contou com apresentação da dupla Amilton Godoy (pianista) e Léa Freire (flautista). Cerca de 100 pessoas prestigiaram as composições autorais dos instrumentistas, além da execução de repertórios de influentes músicos brasileiros como Milton Nascimento, Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

“Há 12 anos, tenho lembrança de quando vim como integrante do grupo Zimbo Trio tocar em um concerto na APM”, rememora Amilton Godoy, um dos fundadores do trio instrumental brasileiro, surgido em 1964. “Quando dei por encerrado o Zimbo, comecei a fazer outros trabalhos, principalmente em duo com diversos artistas, e um deles foi com a Léa Freire, que além de compositora, toca muito”, elogia.

O trabalho da dupla começou há três anos. “Ela faz arranjo e escreve muito bem para pianista, exigindo uma performance bastante boa do músico, com desenvolvimento técnico capaz de improvisar um erudito com toque popular. Nesse sentindo de ter um tratamento musical bastante elaborado, este ano gravamos o CD ‘A Mil Tons’, interpretando composições minhas em dez faixas’”, explica o músico.

Léa foi uma das primeiras alunas do Clam (Centro Livre de Aprendizagem Musical), escola de música fundada por Amilton Godoy. Após 44 anos de estrada, estão tendo a oportunidade de trabalhar juntos. “Estou muito feliz de estar aqui na APM - participando dessa iniciativa tão bacana, que já dura tantos anos e promove música de qualidade -  e de tocar com Amilton Godoy, meu professor quando era adolescente. É uma alegria e um privilégio compartilhar o palco com ele, para mim é um sucesso absoluto”, elogia a artista.

No início da performance, a dupla celebrou o Dia do Músico, comemorado naquele mesmo dia, 22 de novembro, com ‘Santa Cecília’, de Amilton Godoy (1941). “Hoje é uma data muito especial para mim porque é Dia do músico, dia de Santa Cecília. Tempos atrás, fiz essa música em homenagem à nossa padroeira, que também está no nosso último disco.” 

Os participantes também contemplaram ‘Teus Olhos’, ‘Caucaia do Alto’ e ‘Choro’, de Amilton Godoy (1941); ‘Temperança’ e ‘Mamulengo’, de Léa Freire (1957); ‘Suíte Canção Amor Demais’, com algumas composições de Tom Jobim (1927-1994) e Vinicius de Moraes (1913-1980); e ‘Pot-Pourri’, com arranjos de Milton Nascimento (1942).

Fotos: BBustos

 

Apreciadores

Leila Lagonegro, psiquiatra e psicanalista, admira os trabalhos de Amilton Godoy desde a juventude, quando era estudante de Medicina. “Mas nunca tive a oportunidade de vê-lo pessoalmente, de ir a um show dele, porque tudo era muito difícil naquela época”, relembra.  “Sempre gostei do Zimbo Trio. Sem dúvidas, foi a melhor época da Música Popular Brasileira. Depois de uns 50 anos, estou aqui assistindo um show do músico”, disse a médica, emocionada.

Celia Daise Santos, instrumentadora cirúrgica, sentou na primeira fileira do auditório para prestigiar a performance. Foi uma das ganhadoras do CD “A Mil Tons”, em sorteio após o evento musical. “Magnífica a apresentação, porque sou fã deles há muitos anos. Quando soubemos dessa apresentação aqui na APM, aceitamos correndo. E mereci esse presente”, brinca.


Ela acompanhou o cônjuge, Paulo Matsudo, cirurgião plástico. “Conheço o maestro Amilton Godoy há aproximadamente 45 anos, ele era amigo dos meus pais. Minha mãe e meu irmão, que também é médico, tocavam piano. A APM faz muito bem em prestigiar artistas desse naipe, haja vista a audiência do público. A Associação está de parabéns pela escolha”, acrescenta.

Ganharam também o CD os participantes Antonio Ceccon Carre e Artur Lourenção Júnior, cirurgião cardiovascular. “Das profissões liberais, para se ter uma ideia, os médicos representam a maior quantidade de alunos que temos na nossa escola de música, principalmente no curso de piano. E sempre tivemos um relacionamento muito bacana com esses profissionais. Por isso, é muito gratificante a APM proporcionar uma oportunidade de estar com esse público, em um auditório tão bonito”, agradece Amilton Godoy.

Galeria de Imagem