ÚLTIMAS

06/06/2010 - Música nos Hospitais contempla Santo André

A Orquestra do Limiar, regida pelo maestro Samir Rahme, esteve no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, para mais uma edição do projeto Música nos Hospitais, parceria entre a Associação Paulista de Medicina (APM) e a sanofi aventis.

Estiveram presentes no concerto a presidente da APM local, Alice Lang Simões Santos, diversos membros da diretoria do hospital e representantes da prefeitura de Santo André. Durante a abertura, o diretor clínico Pedro Gregory exaltou o caráter terapêutico da música, que, segundo ele, "muda o comportamento humano, trazendo calma e analgesia que nenhum medicamento pode oferecer".

A apresentação aconteceu no 3º andar do prédio dos ambulatórios e teve uma plateia grande, composta basicamente por pacientes e acompanhantes que esperavam atendimento ou que, ao passar pela recepção, decidiram ficar um pouquinho mais.

Esse é o caso da aposentada Nice Baptista, que ouviu de duas a três músicas enquanto esperava seus remédios. "A música vale a pena", comentou a senhora, de 71 anos.

 

Além disso, há aquelas pessoas que se interessaram tanto que mal se moveram, como Maria de Fátima Rosa e o filho Matheus, de apenas cinco anos. Na ponta do pé e inclinado sobre as cadeiras da frente, ele acompanhou quietinho o concerto inteiro. "Quando não gosta, ele nem liga. Mas ficou olhando, analisando, querendo entender", comenta a mãe, toda orgulhosa.

Após a apresentação no saguão, os músicos se dividiram em pares para tocar simultaneamente em três andares: pediatria, maternidade e oncologia. "O objetivo é chegar até os pacientes que não puderam descer", afirma o maestro.

Nos sete anos de projeto, o Música nos Hospitais já beneficiou mais de 20 mil pessoas. Neste ano, além das cidades do estado de São Paulo, haverá eventos no Rio de Janeiro, já nesta semana, e em Minas.