ÚLTIMAS
20/09/2009 - Música nos Hospitais encanta pacientes em Brasília
A apresentação contou com a presença de diversas autoridades e trouxe composições clássicas e contemporâneas da França e do Brasil
Após seis anos de apresentações em diversas cidades do Brasil, o Música nos Hospitais trouxe descontração e relaxamento aos pacientes, funcionários e autoridades que assistiram à Orquestra do Limiar em Brasília, sob a batuta do maestro Samir Rahme.
A apresentação foi realizada no Hospital de Base do Distrito Federal, em Brasília, no dia 9 de setembro, fazendo parte das comemorações do Ano da França no Brasil. As músicas foram preparadas especialmente para a ocasião, com um repertório que incluiu compositores franceses como Claude Debussy e o bolero de Ravel, além de compositores brasileiros como Chiquinha Gonzaga e Heitor Villa-Lobos. Um dos destaques foi a estreia da peça Mourão Opus 2, de Clóvis Pereira dos Santos, escrita especialmente para a Orquestra do Limiar.
O evento também comemorou o aniversário de 49 anos do hospital, que contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Cultura e do vice-governador, Paulo Otávio Alves Pereira, do deputado estadual Arnaldo Faria de Sá e do Secretário da Saúde do Distrito Federal, Augusto Carvalho, além dos representantes da Associação Médica Brasileira (AMB), Elias Fernando Miziara e José Luiz Mestrinho, e do presidente da Associação Médica de Brasília, Lairson Rabelo, diretores e ex-diretores do hospital.
O deputado federal Eleuses Paiva, que representou o presidente da APM, Jorge Carlos Machado Curi e já foi presidente da entidade, afirmou ser de grande valia essa parceria e também a valorização de iniciativas que ressaltam o ato de humanização nos hospitais, sendo multiplicador de atitudes positivas em outras áreas da saúde e em outros estados. "Acredito que apenas esse movimento de saída do ambiente hospitalar já gera benefícios comprovados aos pacientes."
As comemorações de aniversário do hospital coincidem com a 28ª Semana de Estudos Técnicos e Administrativos (Seta), que este ano traz o tema Valorizando o Servidor, com apresentações de funcionários e ex-funcionários nas artes e outras técnicas. "Achamos importante ações que valorizem nossos trabalhadores. E a arte é uma oportunidade para isso", afirma o diretor do hospital, Luiz Carlos Schimin. Ele ressaltou que o hospital já planeja levar outras apresentações da orquestra, já que no próximo ano as comemorações dos 50 anos do hospital serão na mesma época do cinquentenário de Brasília.
"Descobrimos o projeto da APM por meio de nossos próprios voluntários, que aprovaram e recomendaram a apresentação no hospital. Ficamos orgulhosos ao ver a interação dos pacientes e dos funcionários", explicou Maria Tereza Cunha, presidente do Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV), que existe há 30 anos e dá apoio aos pacientes e acompanhantes com diversos projetos de músicas no local.
Maria Áurea de Jesus gostou muito da apresentação e achou que deveria haver iniciativas assim mais vezes. Ela está internada há oito dias no hospital, aguardando uma cirurgia para extração de mama e afirma que a espera é muito dolorosa, pois essa já é a quinta cirurgia que faz no hospital. "Já venho aqui há 22 anos e gostei muito do que vi. Me emocionou muito, por ser uma oportunidade única de se esquecer o sofrimento."
Para o secretário de Saúde do Distrito Federal, Augusto Carvalho, a expectativa é que o projeto se amplie e seja mais que uma homenagem uma vez ao ano. "Esse momento de música devia ser uma rotina, por ser muito válido a todos."
O programa Música nos Hospitais existe há seis anos e passou por mais de 40 hospitais em 73 apresentações. Cerca de 16 mil pessoas já assistiram aos 12 jovens, de 17 a 32 anos, regidos pelo maestro Samir Rahme.
A experiência é parceria da Associação Paulista de Medicina e da sanofi-aventis, com apoio do Ministério da Cultura. Começou em São Paulo e logo se expandiu para o interior do estado, chegando, no ano passado, ao Rio de Janeiro, e esse ano a Salvador e Brasília. No repertório, músicas clássicas, eruditas e de produção nacional.
Texto: Rita Cino
Fotos: Gustavo Fleury
*Atualizada em 21/09/2009
Veja abaixo mensagem de agradecimento do Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV):
Brasília, 20 de setembro de 2009.
À
Associação Paulista de Medicina
Prezados senhores,
É ainda com o coração expandido de emoção que venho, em nome de todos os voluntários, funcionários, pacientes e acompanhantes do Hospital de Base do Distrito Federal, agradecer a todos vocês e em especial ao maestro e a todos os membros da orquestra, que nos brindou com a sinfonia dos céus por cerca de hora e meia.
Sabemos que a energia maior e a luz vêm para o nosso plano em forma de cor e som... Assim, escutar as harmoniosas melodias que vibraram através de corações tão amorosos, foi escutar a sinfonia de Deus e despertar a magia em nossos corações.
Pudemos, por alguns momentos, esquecer as dores que num ambiente hospitalar são tão presentes, para vislumbrar lágrimas de emoção, sorrisos de felicidade e ares de sonhos, graças ao carinho e esforço de todos que se empenham por este projeto.
O Hospital de Base tem o prazer de, através do SAV, trazer música aos pacientes ao menos uma vez por semana e podemos verificar, nesses momentos, a transmutação da dor e do desconforto nos corredores e enfermarias desse hospital. Integrar pacientes, acompanhantes e funcionários nessas ocasiões é ainda contribuir para a unificação, propiciando a propagação entre as partes.
Por tudo isso, viemos, mais uma vez, agradecer, parabenizá-los e abraçá-los, desejando que o projeto siga vitorioso plantando um mundo de paz e amor, que todos nós almejamos.
Recebam nosso carinhoso abraço e nossa sempre gratidão.
Maria Tereza M. C. da Cunha
Presidente do Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV) do Hospital de Base de Brasília