ÚLTIMAS

08/12/2011 - Música nos Hospitais estreia em Porto Alegre

A capital gaúcha recebeu, pela primeira vez, uma apresentação do programa Música nos Hospitais, no último dia 7 de dezembro. A Orquestra do Limiar se apresentou no Hospital da Criança Santo Antônio, integrante do complexo hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre. Criado há oito anos pela Associação Paulista de Medicina (APM), o Música nos Hospitais já percorreu diversos hospitais na capital paulista, em 10 cidades do interior do Estado e em Salvador (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), sempre com o patrocínio da sanofi. 
  
O médico e maestro da Orquestra do Limiar, Samir Wady Rahme, agradeceu a presença de todos e relembrou que a arte é fundamental nos ambientes hospitalares, por conta do seu poder de transformação profunda. Além da entrada do hospital, os músicos tocaram no 5º, 6º, 7º e 8º andares, para pacientes, acompanhantes, profissionais e visitantes. 
  
Para Swehana Margaret Linkim, diretora do Hospital Santo Antônio, que atende cerca de 350 mil crianças por ano, eles foram agraciados com a presença do programa Música nos Hospitais. "Este momento é muito especial para o ambiente hospitalar, pois trazer cultura é algo enriquecedor para todos”, disse a diretora, que ressaltou o alto índice de humanização do hospital, que possui atividades paras as crianças e acompanhantes nas principais datas comemorativas do ano, recreação, salas de aula, estação digital, comemoração dos aniversários dos pacientes internados e orientação aos pais, entre outros. 
  
Alexandre Gonçalves, diretor da Unidade Hospitalar da sanofi, destacou que, para a empresa, saúde é muito mais do que vender medicamentos, é se dedicar a importantes projetos como esse, o que já vem fazendo há vários anos. 
  
Também assistiram à apresentação o secretário Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, Luiz Antônio de Assis Brasil; a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Luciane Mazerin; o vice-provedor da Santa Casa de Porto Alegre, Alfredo Guilherme Englert; o diretor médico do hospital, Jorge Lima Hetzel; e o diretor do Hospital da Criança Santo Antônio, José Carlos Felicetti. 
  
Entre o público estava Helena Hofmeister Martins Costa, filha de um dos fundadores do Hospital da Criança Santo Antônio, Carlos Hofmeister: "Achei a apresentação maravilhosa. Meu pai certamente adoraria assisti-la, era um médico com muita sensibilidade”. 
  
O Música nos Hospitais encerra sua temporada 2011 na próxima quarta-feira, 14 de dezembro, com apresentação no Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), às 10h (Rua Botucatu, 743, Vila Clementino, São Paulo/SP).