ÚLTIMAS
16/06/2010 - Música nos Hospitais leva humanização do Rio de Janeiro pela terceira vez
O Projeto Música nos Hospitais, uma parceria entre a Associação Paulista de Medicina (APM) e a sanofi-aventis, visitou a Cidade Maravilhosa no dia 16 de junho, pela terceira vez, realizando a apresentação da Orquestra do Limiar no Hospital Federal da Lagoa.
O saguão do hospital ficou tomado de pacientes, acompanhantes, médicos, enfermeiros e funcionários, que acompanharam a apresentação de uma hora de música erudita da Orquestra, regida pelo médico e maestro Samir Rahme.
Logo no início, o maestro executou uma música especial "para mandar boas energias para a África do Sul", segundo ele. A obra Coração Verde e Amarelo lembrou a vitória do Brasil sobre a Coreia do Norte na Copa e descontraiu o público.
Para Célia Regina Costa Ferreira, coordenadora da Ouvidoria do Hospital, o projeto já faz parte do calendário anual do Hospital da Lagoa, pois a humanização do paciente é muito importante diante do sofrimento inevitável. "A música invade as pessoas, traz esperança", acredita.
Para a diretora do Hospital, Roberli Bicharra, "a humanização do ambiente hospitalar faz parte dos objetivos da instituição; as pessoas se alegram com a música".
A Orquestra também foi dividida em pequenos grupos que se apresentaram nos andares onde os pacientes têm pouca ou nenhuma mobilidade. O andar da pediatria, um dos mais movimentados, também contou com uma apresentação dentro do quarto de duas pacientes, que se emocionaram com os músicos.
A próxima apresentação acontece em 30 de junho, no Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas, às 12h.