ÚLTIMAS

29/10/2018 - Música nos Hospitais: temporada 2018 chega à Bahia

Na última sexta-feira, 26 de outubro, o Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, recebeu o projeto Música nos Hospitais. Desta vez, o concerto foi conduzido pela Orquestra de Câmara de Salvador (OCSAL), regida pelo professor e maestro Ângelo Rafael Fonseca. O diretor técnico do hospital, Ricardo Madureira, acompanhou o evento, que teve cobertura da imprensa local.

O repertório da apresentação foi do século XVII ao XX, com composições clássicas destes períodos. Começou com Antonio Vivaldi, Johann S. Bach e Wolfgang Mozart, passou por Jean Sibelius, Peter Warlock e Francisco Mignone, e terminou com Alberto Nepomuceno e César Guerra-Peixe.

“Não há dúvida que esta iniciativa traz bem-estar, pelo fato de a própria música despertar sentimentos agradáveis. A música faz parte de nossa vida, o som tem um efeito, principalmente harmônico como este, muito especial. É um momento que, de alguma forma, quebra a rotina hospitalar, muitas vezes permeada por dor e sofrimento” declarou Ana Lucia Freitas, coordenadora do serviço de Psicologia do hospital, à TV Bahia.

Fundada em 2008 pelo maestro Ângelo Rafael Fonseca, a Orquestra de Câmara de Salvador tem trabalhado, desde a sua origem, com afinco no desenvolvimento da música de câmara, interpretando obras eruditas e populares de repertórios nacional e internacional, mantendo seu compromisso com a busca do apuro técnico, aprimoramento artístico e fomento da diversidade cultural. Ao longo dos seus dez anos de atuação, a orquestra já participou de diversos projetos musicais.

Orquestra de Câmara de Salvador - OCSAL
Regência: Ângelo Rafael Fonseca
Spalla: Arlene Moraes
Violino I: Carla Castro e Max Maciel
Violino II: Jefferson de Souza, Paulo André Mettig e Ainoã Cruz
Viola: Allan Resedá, Davi Cerqueira e Sara Aline
Violoncelo: André Eugênio Bionde, Nilton Cerqueira e Leticia Ferreira
Contrabaixo: Ricardo Bessa

Música nos Hospitais
A APM promove o Música nos Hospitais desde 2004. O projeto é aprovado pelo Programa Nacional de Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura, e é realizado em parceria com o Aché Laboratórios Farmacêuticos, por meio da Lei Rouanet. Até o fim de 2018, o concerto passará por 13 instituições nos estados de São Paulo, Bahia e Ceará.

O programa já teve mais de 170 concertos, em 21 cidades espalhadas pelo Brasil, contemplando cerca de 70 hospitais e reunindo mais de 60 mil pessoas – entre médicos, profissionais de Saúde, funcionários das instituições, pacientes e familiares.

A próxima apresentação gratuita ocorre em São Paulo. A Orquestra do Limiar volta a tocar nesta quarta-feira, 31 de outubro, às 11h, no hall de entrada do bloco C do Hospital Auxiliar de Suzano.

Fotos: Fábio Bouzas
Confira mais fotos clicando aqui

Galeria de Imagem