ÚLTIMAS

21/10/2010 - Programa Música nos Hospitais agita a capital mineira

Médicos, profissionais da saúde, pacientes, visitantes e imprensa prestigiaram o concerto do Música nos Hospitais realizado no dia 20 de outubro, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Resultado da parceria entre a Associação Paulista de Medicina (APM) e a sanofi-aventis, o programa já levou, nos últimos sete anos, quase 100 apresentações da Orquestra do Limiar, beneficiando mais de 20 mil pessoas.

Pela primeira vez na capital mineira, o concerto teve um gostinho especial para o mãstro da Orquestra do Limiar, o médico Samir Wady Rahme, natural da cidade de Juiz de Fora (MG). "É um prazer enorme tocar pela primeira vez em meu Estado, estou pessoalmente emocionado", afirmou o mãstro, que pôde encontrar um ex-colega de faculdade, o ginecologista Luís Fernando Gerheim, entre o público da apresentação.

Conforme contou Rahme aos espectadores presentes no saguão do hospital, por onde passam cerca de 13 mil pessoas por dia, o pai de Luís Fernando teve uma participação especial para sua formação musical: "Um dia ele me mostrou um local da casa deles repleto de discos e disse que eu podia escolher e ouvir todos que quisesse". O mãstro também aproveitou a ocasião para prestar uma homenagem ao Dia do Médico, comemorado na última segunda-feira (18).

Antônio Ribeiro, cardiologista e diretor geral do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, assistiu ao concerto e agradeceu a oportunidade de levar alegria ao lugar: "É muito importante trazer a arte para a dimensão de um hospital, normalmente de doença e sofrimento. A música abre novas possibilidades terapêuticas para os pacientes, nos permitindo sair do lugar-comum das cirurgias e tratamentos".

De acordo com ele, esta foi mais uma importante iniciativa de humanização do hospital, que está entre os três maiores do Estado. Entre outras ações, o HC da UFMG mantém brinquedoteca, visitação ampliada, possibilidade de os pais acompanharem partos e visitas frequentes da ONG Doutores da Alegria.

Este ano, o programa Música nos Hospitais já levou dezenas de apresentações a hospitais da capital paulista, além das cidades de Osasco, Botucatu, Santo André, Campinas e Ribeirão Preto. Desde que foi criado, passou por variados hospitais do Estado de São Paulo e esteve presente no Rio de Janeiro, em Salvador e em Brasília.

As próximas apresentações ocorrem no Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha (10 de novembro) e na Santa Casa de Misericórdia de Santos (17 de novembro).