ÚLTIMAS

09/04/2015 - Virada da saúde: palestras abordam temas relacionados à rotina médica

O estresse foi um dos temas debatidos no circuito de palestras realizado ontem, na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no complexo do Memorial da América Latina, em São Paulo. A ação faz parte da programação da Virada da Saúde e recebeu apoio e patrocínio da Associação Paulista de Medicina.

Na abertura, Evangelina de Araujo Vormittag, diretora do Departamento de Responsabilidade Social da APM, ressaltou a importância da abordagem de temas que são comuns aos médicos. A psicóloga e antropóloga Susan Andrews, formada pela Universidade de Harvard, doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich, falou sobre a necessidade de lidar com as dificuldades da profissão, como a longa jornada de trabalho e as situações de estresse.

Morgana Masetti e Thaís Ferrara, do Doutores da Alegria, exibiram vídeo com depoimento de três pacientes sobre a diferença do ambiente hospitalar quando há humanização. A partir das falas de cada um, fizeram uma reflexão da importância de adotar atitudes responsáveis e afetuosas nos hospitais. Também contaram um pouco de suas próprias histórias: a profissional da saúde que encontrou a figura do palhaço e a palhaça, que passou a vivenciar o dia a dia dos hospitais.

O médico Paulo Saldiva finalizou o circuito de palestras com temas pertinentes para a garantia da qualidade de vida das pessoas, como meio ambiente, obesidade e mobilidade urbana. Ele aproveitou o acidente na refinaria de Cubatão e analisando os efeitos da queima de todo aquele combustível à população local e das cidades vizinhas. Saldiva é considerado um dos maiores especialistas do mundo em poluição atmosférica e seus efeitos para a saúde, debaterá o segundo tema.

No sábado, dia 11 de abril, haverá outra ação da Virada da Saúde, com apoio da APM. O Calouro Brasil. Saiba mais aqui.