ÚLTIMAS NOTÍCIAS

01/07/2019 - Visite a exposição Para Falar das Formas e das Cores até 31 de julho, na APM

Na noite desta quinta-feira, 27 de junho, a Associação Paulista de Medicina inaugurou a exposição “Para Falar das Formas e das Cores”, da professora e artista plástica Maria Helena Borges. A visitação gratuita à mostra vai até o dia 31 de julho, das 10 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

“A Medicina e a Arte sempre estiveram juntas. Isso é histórico, milenar, desde a época de Hipócrates, pai da área médica. Essas duas atividades magníficas e nobres caminham paralelamente. E aqui, nesta casa, ter uma exposição de arte como a da Maria Helena é um jubilo para nós e para os cidadãos do estado de São Paulo”, destacou o diretor de Previdência e Mutualismo da APM, Clóvis Francisco Constantino, na abertura da mostra.

A artista plástica Helena Borges é formada em Letras pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Literatura Brasileira pela mesma instituição. A criação de quadros sempre andou em paralelo com a carreira de professora. “Eu me aposentei no ano passado e sempre adorei a profissão escolhida. No entanto, nunca deixei de desenhar e pintar. Sempre conciliei muito bem a escola, a família e a arte.”

Começou de forma autodidata e, posteriormente, frequentou o ateliê da artista plástica Iedha Coimbra, no qual trabalha atualmente. “Em meados de 1970, não tínhamos conhecimento de faculdade em artes plásticas. Mesmo assim comprei cavalete, tinta e passei a fazer cópias. Mais tarde, conheci a Iedha. Através de suas aulas, uma pessoa excelente, ela me deu luz e a alegria toda de poder fazer as minhas próprias obras, de conseguir evoluir e sair da mesmice, de criar trabalhos mais elaborados”, relata Maria Helena.

Ao todo, 11 obras da artista, que datam de 1992 a 2018, estão expostas no Espaço Multifuncional (térreo) da APM. Os trabalhos abordam paisagens, naturezas mortas e o que a sua sensibilidade julga especial. As pinturas se enquadram na linha modernista, apresentando traços fortes e cores vibrantes. Além do modo acrílica sobre tela, utiliza papel craft, carvão vegetal, colagens e técnica mista.

“Algumas pessoas me perguntam se eu tirei algum quadro da minha casa para trazer para esta exposição, o que não ocorreu. Fiquei muito feliz de escolher alguns dos meus trabalhos para expor aqui. O intuito maior é despertar emoções nos apreciadores”, conclui.

Para Falar das Formas e das Cores – Entrada franca
Visitação: até 31/07, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
Local: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Espaço Multifuncional (térreo) – Bela Vista (São Paulo/SP)
Estacionamento conveniado: Multipark – Rua Francisca Miquelina, 67 (com acesso direto ao prédio da APM)

Galeria de Imagem